quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Qual é seu valor ?

Bem, eu poderia escrever um verso poético, com frases complexas, mas não é isso que eu quero agora.

Quero falar sobre algo que poucos conseguem definir e os que pensam que conseguem estão errados, porque é impossível definir o valor de uma pessoa.

E é uma coisa tão complexa, é tão engraçado como não temos a mínima noção de valor.
O valor que você dá àquela pessoa não é igual ao que o outro dá. E o valor que todos dão não é igual ao valor real daquela pessoa.
Nem nós mesmos sabemos qual o nosso valor.
E o que é mais interessante é que às vezes traçar nosso valor depende também de outros.

Eu sei que nem todos são assim, mas acredito que grande parte de nós já acordou um dia totalmente desacreditado de si mesmo. Uma sensação de indiferença, uma sensação de que naquele instante é só você e nada. Como se não houvesse nada de você dentro dos outros. E aí uma hora é surpreendido quando alguém lhe mostra que seu valor é maior do que imaginava.
Mas também acredito que muitos de nós já se decepcionou quando algo nos mostrou quão pequenos somos ou quando alguém não nos deu o valor que esperávamos.

Isso complica mais ainda quando se trata de uma troca de valores.
Quando damos pouco valor a quem nos dá muito, ou damos muito valor a quem nos dá pouco.
Mas será que eles dão mesmo menos ou mais valor?
Afinal, como medir quem dá mais ou menos se nenhum de nós sabe o que está no íntimo?
Difícil de dizer...

Talvez porque o valor nem sempre está explícito nas ações. Talvez porque definir um valor depende da forma de pensar. Talvez porque o valor é julgado por variáveis diferentes: a atenção que se recebe, ou a preocupação que se tem, ou o grau de proximidade, ou as qualidades, ou as posses materiais, e assim vai.

E a gente segue tentando entender coisas sem explicação, definir variáveis sem valor quantitativo, nada mais nos resta além de simplesmente divagar.

Mas uma coisa é certa: Nunca subestime seu valor, mas também nunca o superestime...

2 comentários:

  1. se escreve FILOSOFAR e não FISOLOFAR

    ResponderExcluir
  2. rs... Obrigada pela correção, mas a intenção é escrever errado mesmo porque não se trata de um blog de filosofia, se trata de expor palavras e opiniões mas de um jeito incomum, por isso que o nome está trocado...
    ;)
    Mas qualquer coisa é só falar...

    ResponderExcluir